Home|Laparoscopic Radical Prostatectomy

A Center of Excellence and
Boutique Practice


Or call us at (305) 936-0474 - Finance Options

Our Brochure: Portuguese

The Krongrad Institute
Prostatectomia Radical Laparoscópica
Amenizando o impacto do cÂncer de próstata

A fundação do Krongrad Institute, em 1999, visou oferecer cirurgia minimamente invasiva para pacientes com câncer de próstata. A sua criação se deve ao dramático avanço técnico na cirurgia do cancer de prostata: o desenvolvimento da prostatectomia radical laparoscópica (PRL).

O Dr. Arnon Krongrad e seus colegas desenvolveram praticamente toda a técnica da prostatectomia radical laparoscopica, e o Dr. Krongrad foi o pioneiro do uso da prostatectomia radical laparoscópica na América do Norte. O Krongrad Institute é a única instituição particular do mundo dedicada exclusivamente prostatectomia radical laparoscópica.

Dr. Krongrad e sua equipe tratam, de forma personalizada e atenciosa, pacientes vindos de todo o mundo. As origens do instituto como uma iniciativa privada que proporciona atenção individual propiciou o surgimento de relações informais e amistosas com centenas de pacientes.

O Dr. Arnon Krongrad se formou em medicina pelo College of Physicians & Surgeons da Columbia University, em Nova York, e se especializou em cirurgia na University of Hawaii e no Mount Sinai Medical Center de Nova York; também foi contemplado com a bolsa Dornier Scholarship da American Foundation for Urological Diseases, que patrocinou suas pesquisas em biologia molecular no University of Texas Southwestern Medical Center, em Dallas.

A pesquisa original do Dr. Krongrad encontra-se publicada no The Journal of the American Medical Association, Cancer Research, e outros jornais profissionais altamente respeitados. O seu trabalho recebeu a proteção de patentes. Há citações do seu trabalho na mídia, como no Time e no The Washington Post. O Dr. Krongrad escreve regularmente como convidado no jornal The Miami Herald. Ele já atuou na American Cancer Society e na Organização Mundial de Saúde. O Dr. Krongrad é presidente do projeto sem fins lucrativos The Prostate Cancer Project..

COM A PALAVRA, O PACIENTE

"[o Dr. Krongrad foi] um presente de Deus para mim. E não só para mim, mas também para muitos homens nos Estados Unidos que sofrem de cancer de prostata, doença que ameaça suas vidas."
Pat Robertson
Presidente do Conselho, The Christian Broadcasting Network

"Muito, muito obrigado ao Dr. Krongrad, um colega nadador, que nos fez sentir como numa família, me deu uma crucial avaliação pré-operatória, uma cura indolor para o cancer de la prostata e me permitiu, poucas semanas após a cirurgia, realizar o sonho de superar o recorde mundial de natação."
Robert Patten
Recordista mundial de natação, categoria Master

"Em minha modesta opinião, não existe melhor cirurgião, médico e ser humano do que o Dr. Krongrad. Ele esteve totalmente disponível em um momento difícil para mim e me orientou e minha esposa da maneira mais fácil, compassiva e profissional que se poderia imaginar."
Robin Cole
Bicampeão do Super Bowl pelo Pittsburgh Steelers

"Todo o meu treinamento, pesquisa e experiência pessoal como paciente me levaram a uma conclusão definitiva: não existe método mais comprovado, eficaz e com melhor apoio de se submeter a uma prostatectomia radical do que a minha escolha por uma prostatectomia radical laparoscopica."
Dr. Nils Schoultz
Urologista

"Tomei um pouco de Tylenol só para ela não ficar preocupada."
Billy Ewing
Meteorologista aposentado e tubista amador

Dúvidas Frequëntes

O que é a próstata? Onde se localiza?

A próstata é um órgão sexual secundário não essencial e secretório. O homem tem uma única próstata, que se prende a um par de órgãos sexuais secretórios não essenciais chamados vesículas seminais. A próstata humana se localiza profundamente na pelve, por trás da parte mais espessa do osso púbico, entremeada com outras estruturas. A posição da próstata dificulta seu acesso por meios cirúrgicos.

Qual é o meu risco de cÂncer de la próstata?

Um em cada seis homens americanos será diagnosticado com cÂncer de próstata.

O cÂncer de próstata é perigoso?

O cancer de prostata é uma doença progressiva, potencialmente dolorosa e fatal. A cada semana, aproximadamente 500 homens morrem com cÂncer de próstata nos Estados Unidos.

Existem exames para detecção precoce do cÂncer de próstata?

Sim, o PSA e o toque retal.

O que é PSA?

O PSA (do inglês prostate-specific antigen) é o antígeno específico da próstata. Sua concentração no sangue permite medir o risco de cancer de prostata. Níveis de específico da próstata entre 2,5 e 4,0 ng/ml, por exemplo, estão associados a um risco de cÂncer de próstata de 25%.

O que é o toque retal?

O toque retal é o exame digital através do reto. Alguns pacientes com cÂncer de próstata apresentam nódulos palpáveis, que podem ser detectados palpando-se a próstata durante o exame físico transretal. O toque retal complementa o antigeno especifico da prostata na detecção precoce do cÂncer de próstata.

O antigeno específico da prostata e o toque retal podem comprovar o diagnóstico de cÂncer retal?

Não. Esses exames medem o risco de cÂncer de próstata. A confirmação do diagnóstico requer biópsia.

Eu fui diagnosticado com cancer de prostata. é por causa de alguma coisa que eu fiz?

Não existem relações evidentes entre comportamentos específicos e o cancer de prostata.

Qual a chave para um tratamento eficaz do cÂncer de próstata?

Não há cura para o cÂncer de próstata já disseminado. A chave para um tratamento eficaz é a detecção precoce, antes de sua disseminação.

O que é a prostatectomia radical?

A prostatectomia radical é a retirada cirúrgica completa da próstata, vesículas seminais, pontas dos vasos deferentes e, dependendo do quadro oncológico, o tecido adiposo e os nervos adjacentes.

O que é PRL?

A prostatectomia radical laparoscópica (PRL) é uma técnica minimamente invasiva de prostatectomia radical. Antes, essa cirurgia exigia o uso de técnicas abertas.

Quem pode ser submetido prostatectomia radical laparoscopica?

Qualquer homem diagnosticado com cÂncer de próstata localizado pode se beneficiar da prostatectomia radical laparoscopica. A decisão de operar um cÂncer de próstata depende de vários fatores.

Qual a diferença entre prostatectomia radical laparoscópica e prostatectomia radical aberta?

Ao contrário da prostatectomia radical aberta, a prostatectomia radical laparoscopica não requer uma grande incisão abdominal. O procedimento é feito através de lesões puntiformes, geralmente com menos de cinco milímetros. A prostatectomia radical laparoscopica não exige o uso de retratores pesados nem divisão ou estiramento da parede abdominal. O procedimento induz pouco sangramento e é bem coordenado.

Tanto a prostatectomia radical laparoscopica como a prostatectomia radical aberta removem toda a próstata e fixam a uretra diretamente bexiga. As técnicas de retirada e reconstrução são idênticas.

Quais os benefícios da prostatectomia radical laparoscopica?

Os principais benefícios da prostatectomia radical laparoscopica são a redução acentuada da perda de sangue e da dor. No Krongrad Institute, a perda de sangue típica durante a operação é de 50 mL, e a maioria dos pacientes não recebe analgesia com narcóticos. A diminuição da dor permite maioria dos pacientes ficar de pé em horas e ter alta do hospital após uma única noite de internação. Alguns pacientes voltaram a trabalhar nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

Quais os riscos da prostatectomia radical laparoscopica?

A prostatectomia radical laparoscopica é uma cirurgia de grande porte, realizada sob anestesia geral. Os riscos associados ao procedimento são os seguintes: complicações cardiovasculares, conversão para cirurgia aberta, infecção, infertilidade, lesão de órgãos adjacentes (p.ex. do reto), disfunção erétil, incontinência urinária, dor, fibrose do colo da bexiga e recorrência da doença.

é possível remover linfonodos durante a prostatectomia radical laparoscopica?

Sim. A prostatectomia radical laparoscópica permite remover linfonodos, estruturas para as quais o cÂncer de próstata pode se disseminar. A decisão de remover os linfonodos de um paciente depende de uma análise individual de risco e benefício. Atualmente, a tendência é não indicar a remoção.

é possível preservar os feixes neurovasculares?

Sim. Os feixes neurovasculares, cuja preservação está associada possibilidade de continuar a ter ereções, podem ser preservados. A decisão de preservar um ou ambos os feixes neurovasculares depende da análise de cada caso.

A prostatectomia radical laparoscopica requer um cateter, dreno, curativos ou pontos?

Sim. A prostatectomia radical laparoscópica exige, como qualquer prostatectomia radical, reconstrução da conexão entre a bexiga e a uretra. é deixado um cateter na uretra, cuja outra ponta é conectada a uma bolsa de drenagem. Os pontos são absorvidos e não exigem cuidados especiais. Os curativos cirúrgicos após uma prostatectomia radical laparoscópica são cinco pontos adesivos, usados para cobrir os locais por onde passaram os instrumentos.

O que deve acontecer logo após uma prostatectomia radical laparoscopica?

Após recuperação da anestesia, quase todos os pacientes conseguem beber líquidos sem partículas sólidas. Nas primeiras horas, a maioria dos pacientes sai do leito e estica as pernas. No fim do dia, quase todos conseguiram andar até o posto de enfermagem, e a maioria tem alta do hospital na manhã seguinte. Os pacientes têm alta com um cateter ligado a uma bolsa amarrada perna, que se encaixa por sob a calça. A maioria dos pacientes toma um banho nas primeiras 24 horas após a cirurgia.

O que deve acontecer após eu voltar para casa?

A queixa mais comum após a alta hospitalar é falta de sono e cansaço. Também é comum uma sensação de plenitude abdominal, que parece relacionada aos efeitos da cirurgia, da anestesia e do repouso que afeta a função intestinal. Esse sintoma melhora com o andar, que ajuda o paciente a expulsar gases, recuperando o bem-estar e o apetite.

O que vai acontecer com meu prontuário médico e quem vai cuidar de mim quando eu chegar em casa?

Nós trabalhamos junto a nossos pacientes para transmitir absolutamente todos os dados relevantes aos seus médicos pessoais. Para os que preferirem ficar mais algum tempo, oferecemos acompanhamento médico completo.

Qual o resultado de longo prazo após uma prostatectomia radical laparoscopica?

Na maioria dos casos tratados com PRL, não há necessidade de outros tratamentos. O acompanhamento com check-ups periódicos, incluindo dosagem do PSA, deve ser feito em todos os casos.

O QUE A SOCIEDADE AMERICANA DE CÂNCER DIZ A RESPEITO DA PROSTACTOMIA RADICAL LAPAROSCÓPICA *

"Existem vantagens na prostatectomia radical laparoscópica (PRL) quando comparada prostatectomia radical aberta tradicional, inclusive menor perda de sangue e menos dor, além da redução dos períodos de hospitalização (normalmente não mais que um dia) e de recuperação. A prostatectomia radical laparoscopica é tão eficiente quanto a prostatectomia radical aberta. A prostatectomia radical laparoscopica está associada a mais precisão e controle do que a prostatectomia radical aberta."

"Alguns cirurgiões realizam a prostatectomia radical laparoscopica distÂncia, utilizando uma interface robótica. Para o paciente não existe diferença entre a PRL direta ou remota. A escolha de uma prostatectomia radical laparoscopica direta ou remota/indireta reflete a preferência das ferramentas pelo cirurgião, assim como o uso de agulha e linha ou da máquina de costura mostram a preferência de uma costureira. Mais do que a escolha dos instrumentos, os fatores determinantes do sucesso clínico são a experiência, a dedicação e a concentração."

"Se você decidir que a prostatectomia radical laparoscopica é o tratamento que lhe é adequado, procure um cirurgião com muita prática na realização de prostatectomia radical laparoscopica."

* American Cancer Society Quickfacts Prostate Cancer 2007

Cncer de prstata|antgeno especfico da prstata|exame digital